quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Eating by the card - SUSHI YASUDA



           Confesso que quando um amigo me falou do Sushi Yasuda eu não coloquei muita fé que o lugar seria tão bom, mas dada a empolgação que ele descreveu a comida e a quase mandatória indicação, eu achei melhor não desobedecer. Fiz logo uma reserva e lá fui eu. E que bom que a gente se engana nessa vida! Estava acostumada a achar que sushi alto nível em NY era só no Nobu. Para minha grata surpresa temos uma concorrência de peso. 
           A decoração do lugar até que é bem moderna, com muita madeira crua e linhas retas, mas serviço logo entrega, a casa é um lugar de tradições. Entre garçons e sushimans só japoneses de fabricação (e não da 25 de março!). Outro detalhe, o som do ambiente. Nada de músicas moderninhas, CDs de beachclubs ou hoteis boutique. Lá, as vozes dos clientes é que preenchem o silêncio e a brigada nem interfere, eles falam naquele freqüência de professor de Yoga. Uma paciência de oriental com os clientes. 
           Sobre a comida, não adianta tentar rebuscar muito a descrição, ela é simples. Ponto. Sushi para puritano nenhum botar defeito, executados com tanta perfeição que só provando para entender o patamar  de perfeição que estou me referindo. E o melhor, sem adereços. Não tem sushi com geléia, com abacaxi, com maionese, nem com granulado de chocolate...  é arroz, peixe e alga. Simples e essencial. 
           Agora você já desistiu de ir,  está parecendo lugar de gente chata. Juro que não é, e eu te conto porque. Lembra daquela frase que diz que a felicidade reside nas coisas mais simples? Traduz isso para o formato de um sushi e você vai entender porque uma ida ao Yasuda trará felicidade ao seu paladar. A variedade e o frescor dos peixes que eles oferecem vai dar ao seu paladar a chance de descobrir outros tantos sabores e texturas de peixes que você nem imaginava que existissem. Impecavelmente manuseados pelo atencioso sushiman que ora pincela shoyu, ora coloca 2 gotinhas de limão, sempre moderadamente para não encharcar o peixe e nem invadir a delicadeza de cada sabor. 
          A melhor opção é pedir um a um mesmo, fazendo um X na lista de peixes que a garçonete te entrega uma caneta. Como a maioria dos nomes é em japonês e não sou uma grande conhecedora de espécies, fui selecionando os nomes mais curiosos e me preparando para as surpresas. A lista possui uns 40 nomes, divididos pelos tipos de água e espécies, a maioria vinda do Japão. Só de salmão são seis tipos. Sugiro pedir uns três tipos para sentir as diferenças entre cada um. Por mais que você não entenda de espécies, a experiência de texturas, sabores e frescor já vale a pedida. O ideal é pedir uma mesa na bancada do sushiman quando for fazer a reserva, e garantir atenção especial desses artesãos da gastronomia japonesa, que vão adorar te ensinar a comer cada peixe da maneira correta, e de preferência, com as mãos.
         Talvez vocês podem não estar dando muito crédito para esse restaurante assim como eu fiz da primeira vez que me falaram sobre ele, mas como quem não arrisca não petisca, e quem avisa amigo é, eu aconselho que você dê uma chance. Uma boa surpresa estará a caminho.


Sushi Yasuda
204 E 43rd Street
212 972 1001

Nenhum comentário:

Postar um comentário