sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Conversa Afiada


Não precisa ser chef para saber a diferença de cozinhar com uma faca boa e outra mais ou menos. A faca de qualidade te poupa tempo, é mais segura, além de oferecer um resultado superior, ou seja, fatias mais finas, pedaços uniformes e por aí vai. A faca está para o cozinheiro assim como o pincel está para o artista. Pincel de cabeça bagunçada não proporcionará ao artista o efeito que ele procura. Com uma faca ruim é a mesma coisa.

Lembro de uma das primeiras aulas que tive na faculdade de Gastronomia, sobre como manusear a faca. Um detalhe chave que nunca esqueci: encontrar uma faca que encaixe bem na suas mãos e que tenha um peso equilibrado com a sua força, assim, enquanto ela estiver afiada e em bom estado, ela fará o trabalho que muitas vezes achamos que é nosso, mas que na verdade, é dela, o de cortar. Para descobrir se sua faca está adequada, basta se perguntar, cortar um tomate está fácil ou difícil? Sua resposta está aí.

Para encontrar uma boa faca o ideal mesmo é pesquisar. Existem fabricantes tops como Wusthof, Shun e Global, mas independente da marca, o que vale na hora da escolha é sua mão estar confortável com ela, assim, mão e faca trabalharão bem juntas. A diferença entre marcas renomadas e populares está relacionada a fatores como durabilidade, preço, qualidade do material e, principalmente, da lâmina. Se você não cozinha todos os dias, não precisa gastar uma fortuna numa faca, é só cuidar bem da que possui e ela proporcionará longos anos de trabalho. Caso queira investir, sugiro procurar lugares que entendam do assunto. Isso facilitará sua busca pela peça adequada.

O melhor lugar aqui em NY chama-se Korin e fica perto de Wall Street, é uma loja de orientais que oferece a maior variedade de facas que eu já vi, dos quatro cantos do planeta. O legal de ir até lá é que eles vão te mostrar umas vinte facas até achar aquela que é perfeita para suas mãos e suas necessidades, e ainda, você sairá da loja sabendo como cuidar bem dessa ferramenta tão preciosa.

Korin
57 Warren Street (entre a Broadway e Church Street)
212 587 7021

Nenhum comentário:

Postar um comentário