quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lá em casa

Poucos lugares em NYC são tão aconchegantes como o restaurante Home/Made no bairro de Red Hook no Brooklyn. Tudo bem que é uma pequena viagem saindo de Manhattan até lá e o ponto de referência mais próximo é o Ikea, mas então pronto, está aí a sua desculpa para ir até lá. Você pega o Watertaxi de graça, faz um passeio lindo pelo rio Hudson, vai até o delicioso restaurante e na volta passa no Ikea e compra umas tranqueirinhas para disfarçar o golpe no barco de volta. Garanto que o dia vai ser muito legal, porque o restaurante em si já vale muito a pena. No dia que o descobri, foi uma coisa meio miragem no deserto. Muitos meses atrás, num dia de sol de rachar, para variar eu o o Marcelo andando em busca de algo impossível de encontrar ou explorando um bairro inóspito da Big Apple. A gente vê essa loja com mil castiçais lindos e flores do campo escandalosas na vitrine. Totalmente fora de contexto no árido bairro de Red Hook. Entramos. A loja, não era loja, era esse restaurante lindo e aconchegante como a casa dos meus sonhos.
A parada para água virou uma limonada caseira com pedaços de pêssegos perfumados e flutuantes e que depois de transformou num brunch fora de hora com os ovos mais deliciosos e frescos da história. Ovos de galinhas ali da redondeza, tão amarelos como pintinhos de granja. Ora acompanhados de salmão defumado, dill e queijo de cabra. Ora acompanhados de queijo fontina, tomates assados e rúcula. Ao lado de uma torrada de pão da casa com castanhas e batatas provençais, naquele ponto que só um cozinheiro bastante paciente consegue chegar: batatas douradas, alho caramelizado, alecrim na medida. E só para aumentar a baixaria tem que pedir a linguiça caseira de frango com maçã, e entender porque o gosto sem graça do frango tem salvação nessa terra. Todas as vezes que eu fui lá, não me sobrou espaço para a sobremesa apesar de eu sempre namorar as tortas caseiras de maçã com nozes que ficam a mostra num canto da cozinha. Se alguém se arriscar, me conta. Talvez um dia eu vá só para provar as sobremesas.

No bairro de Red Hook estão começando a surgir vários restaurantes e lojas legais. Vou preparar um post sobre isso.

Home/Made
293 Van Brunt St. (entre Pioneer e King)
347 223 4135

Nenhum comentário:

Postar um comentário