segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cabra


Semana passada eu fiz uma salada de queijo de cabra assado que eu tirei do livro Alice Waters and Chez Panisse. No livro, entre cada passagem da vida do restaurante, um dos mais revolucionários da gastronomia americana(senão o mais), ela descreve receitas que marcaram os cardápios, e essa salada é uma delas. Alice é o simbolo da gastronomia orgânica e sustentável, muito antes dessas palavras se espalharem por aí. Tudo que ela faz é simples, fresco e leva pouquíssimo cozimento. Só o necessário para realçar o sabor dos ingredientes.

100 g de queijo de cabra
1/2 pão amanhecido passado no processador(quanto mais gostoso o pão, melhor)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
ervas frescas (as que você tiver)
sal e pimenta do reino moída
folhas verdes

Corte o queijo de cabra e molde no formato que você preferir. Faça uma marinada com o azeite, as ervas, o sal e a pimenta. Coloque os pedaços de queijo nessa marinada e leve a geladeira por 30 minutos. Lave as folhas verdes e arrume-as na saladeira. Na hora de servir, passe os pedaços de queijo marinados na farofa de pão e leve eu forno médio (180) por 3 minutos. Sirva o queijo por cima da salada e tempere com o resto da marinada.

PS. a foto linda, é do blog do David Leibovitz, um dos meus escritores favoritos de gastronomia e que trabalhou no Chez Panisse. Ele também é fã dessa salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário