domingo, 9 de agosto de 2009

Mercado dos 5 sentidos


"If spice was still used as currency, Kalustyan's could be the federal reserve" (se as especiarias ainda fossem usadas como moedas, o Kalustyan's seria o Banco Central). Na mesma hora que lí essa frase numa revista de cozinha, tomei nota do endereço e fui correndo conferir. E a frase faz jus a essa tradicional loja de especiarias orientais em midtown east.

Fundada em 1944, é a maior importada de temperos e grãos da região de NY e fornece para a maioria dos grandes restaurantes. Todos os ingredientes para qualquer prato asiático e indiano estão lá sem sombra de dúvida. Com uma variedade que só contando alguns números para vocês entenderem.

190 tipos de grão de arroz
96 tipos de lentilhas e grãos (sendo dessas, 50 só de feijões)
105 variedades de ervas naturais
180 sabores de chás
50 variedades de grãos de cafés

Isso sem falar nos sais, azeites, geléias, pastas, currys, castanhas, frutas secas, farinhas. E as embalagens então? Umas mais lindas que as outras. No andar de cima, estão os utensílios de cozinha como tandors,travessas, woks, facas. Todos lindos e super trabalhados. Mais ao fundo têm um balcão de produtos frescos e comidas típicas que vale uma parada. O simpático senhor que serve no balcão explica a origem de cada um dos pratos do dia.

Cheirando, olhando, apertando, saboreando, ouvindo. É um daqueles lugares mágicos que desperta todos os sentidos.

KALUSTYAN'S SPICES AND SWEETS
123 Lexington Ave (entre 28th e 29th streets)
212 685 3451

Nenhum comentário:

Postar um comentário