sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Prazer sem preço

Os maiores prazeres da vida sempre estão atrás das coisas mais simples. Aqui em NY não poderia ser diferente. Sempre que as pessoas vem para cá acabam se preocupando em ir a lojas, museus, espetáculos, e deixam de lado um dos programais mais singelos e deliciosos. Ficar de papo pro ar. Mais especificamente ficar de papo pro ar no Central Park.

Reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde para fazer isso. O passeio pode incluir um pic-nic, ipod ou a companhia de um bom livro. No caso do pic-nic sugiro passar no AK Café que fica quase na esquina da Broadway com a 58th street e pedir o Combo de pic-nic. Vem um suco + um sanduíche ou salada grande + acompanhamento (salada pequena, chips ou cenourinha) + uma sobremesa que você pode optar por um pain chocolat, muffins ou salada de frutas, tudo por US$ 14,70. E o mais legal é que comprando para mais de 3 pessoas você ainda ganha uma bolsa de pic-nic. Outra opção é o Whole Foods do Time Warner Center.

Vá até o parque e escolha um canto só seu. Indico as margens dos campos de beisebol ou o Sheep meadow, que é um gramado grandão ao lado do extinto Tavern on the Green. Monte a sua base, se tiver uma toalha ou canga, melhor para a grama não pinicar. Deite e relaxe. Agora vem o pulo do gato. Olhe em volta e veja aquela infinidade de prédios, imagine as pessoas engravatadas trabalhando dentro deles. Pense em você, alí no parque, DE FÉRIAS. Naquele parque lindo enquanto o mundo frenético se estressa ao seu redor. Grandes chances de ser melhor pic-nic da sua vida.

É um dos prazeres que a cidade oferece. E nem cobra por isso.

Central Park - mais informações, clique aqui


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Velharia

Procurando as cadeiras para a minha mesa de jantar eu virei essa cidade atrás de endereços de antiquários, flea markets, lojas de móveis usados. Ainda não encontrei o objeto do meu desejo, mas muitas outras coisas interessantes. E enquanto isso, me diverti conhecendo essas feirinhas repletas de achados (e tranqueiras também!). Mas como dizem por aí “quem procura, acha” e eu sou brasileira e não desisto nunca, sei que apenas uma questão de tempo. Os melhores mercados de antiguidades:
BROOKLIN FLEA MARKET

















É a mais descolada. Roupas e acessórios retrôs para quem ama o estilo anos 80 de ser. Na feirinha de sábado rola várias barracas com comidinhas locais. Tem desde milho verde mexicano a cupcakes e sorvetes orgânicos. Vale à pena arriscar um pic-nic.
Aos sábados, em Fort Greene no Brooklin (176 Lafayette Ave) e aos domingos no agradável bairro de DUMBO (22 Water St). Essa é a região entre as pontes do Brooklin e Manhattan, um canto da cidade com um astral tão bom que vale um post exclusivo.
THE GARAGE

















São 2 andares de uma antiga garagem na rua 25th entre a 6th e 7th avenidas. É sujinho, mas é o maior, principalmente no quesito variedade. Adoro uns vendedores de páginas de livros antigos com uns desenhos de flores e plantas, incríveis para enquadrar e colocar num parede perdida da casa. Ótimas pratarias e acessórios de turquesa e coral. Sábados e domingos, das 10 às 5hrs.
25 STREET FLEA MARKET



Decoradores de plantão, papel e caneta na mão! Antiguidades chinesas e africanas aos montes. Para quem gosta de vinil também é um bom ponto de parada. Fica na 25th street, entre a 5th e a 6th avenidas, mesmo horário do Garage.
HELL’S KITCHEN FLEA
Esse é dos artistas e antiquários da região do Hell’s Kitchen e de Chelsea. Achei de todos o mais mambembe. West 39th street, entre a 9th e a 10th avenidas. Sábados e domingos, das 9 às 6hrs.

GREENFLEA
Aos sábados no West Village(Public School 41, entre Greenwich Avenue e Charles Street) e aos domingos no Upper West Side, atrás do Museu de História Natural.

Já deu pra perceber que essa cidade é uma naftalina só! Isso sem contar as lojas de antiguidades e brechós espalhadas por toda ilha. Mas vou deixar para outros posts, antes que eu tenha um ataque de rinite.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cardápio bom de bolso

Eram apenas 3 semanas em julho, mas que foram extendidas até o dia 07 de setembro. Mais de 250 restaurantes da cidade oferecem o NYC SUMMER RESTAURANT WEEK, um menu pré-fixo de entrada, prato e sobremesa por U$ 24 no almoço e U$ 35 no jantar. Hoje fui almoçar com um amigo no Bar Boulud, do Daniel Boulud, no coração do upper west side. A entrada, um gazpacho de tomates e melancia estava bem sem vergonha. Mas o generoso e saboroso prato de Moules Beges, mariscos cozidos na cerveja, creme de coentro, limão, cebolas e erva, tava dos deuses. A sobremesa também valeu a pedida, Macarron au Chocolat servido com creme inglês e sorvete de café.

o salão do restaurante

Já peguei meu caderninho com a lista dos restaurantes participantes e vou tentar aproveitar mais outros. Bom para o paladar e o bolso agradece.

BAR BOULUD
1900 Broadway
212 595 0303


domingo, 9 de agosto de 2009

Mercado dos 5 sentidos


"If spice was still used as currency, Kalustyan's could be the federal reserve" (se as especiarias ainda fossem usadas como moedas, o Kalustyan's seria o Banco Central). Na mesma hora que lí essa frase numa revista de cozinha, tomei nota do endereço e fui correndo conferir. E a frase faz jus a essa tradicional loja de especiarias orientais em midtown east.

Fundada em 1944, é a maior importada de temperos e grãos da região de NY e fornece para a maioria dos grandes restaurantes. Todos os ingredientes para qualquer prato asiático e indiano estão lá sem sombra de dúvida. Com uma variedade que só contando alguns números para vocês entenderem.

190 tipos de grão de arroz
96 tipos de lentilhas e grãos (sendo dessas, 50 só de feijões)
105 variedades de ervas naturais
180 sabores de chás
50 variedades de grãos de cafés

Isso sem falar nos sais, azeites, geléias, pastas, currys, castanhas, frutas secas, farinhas. E as embalagens então? Umas mais lindas que as outras. No andar de cima, estão os utensílios de cozinha como tandors,travessas, woks, facas. Todos lindos e super trabalhados. Mais ao fundo têm um balcão de produtos frescos e comidas típicas que vale uma parada. O simpático senhor que serve no balcão explica a origem de cada um dos pratos do dia.

Cheirando, olhando, apertando, saboreando, ouvindo. É um daqueles lugares mágicos que desperta todos os sentidos.

KALUSTYAN'S SPICES AND SWEETS
123 Lexington Ave (entre 28th e 29th streets)
212 685 3451

Menu Kids


Olha que máximo esses sanduiches da Funky Lunch. Cheios de vegetais para ensinar as crianças a comerem legumes de uma maneira mais divertida. A idéia do criador, é, no futuro, fazer um livro com as fotos ensinando o montar os desenhos.

Vale a pena entrar no site deles para ver os outros modelos. Eu sou grandinha, mas também quero!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pirulitando

Olha que graça esses "tortas-pirulito"que acabei de encontrar na internet. Uma idéia simples de lanchinho para a criançada ou até para servir com um cafézinho para as amigas.

A receita da massa pode ser uma massa convencional dessas de torta, só que tem que ter uma boa liga. Um pouco de água na massa para não quebrar depois de assar. Detalhe importante, o recheio tem que ser mais denso, para não vazar enquanto está no forno. Por exemplo, se for fazer de recheio de frutas, coloque um pouco de maisena para chegar numa consistência mais firme.

Vou tentar fazer a minha versão e depois posto a receita. Algumas idéias de sabores que já estou tendo: frutas vermelhas, banana amassada com chocolate, maça com canela, nozes com caramelo... hummm!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Brownie enfeitiçado! huuuummm...


Americanos em geral adoram fazer listas. Elencar o primeiro nisso, o mais bonito naquilo, principalmente quando se tratam de receitas tradicionais, a disputa torna-se ainda mais acirrada, seja pelo maior hamburguer, o melhor cupcake, o mais saboroso cachorro-quente. Mas o assunto de hoje é brownie, ou melhor, "O Brownie". Essa sobremesa a base de chocolate, mais densa que um bolo e mais úmida que um biscoito (entenda-se: irresistível!).













E quando se fala em brownie aqui na cidade não tem pra ninguém. Nem no segundo lugar eu ouvi falar até agora. Só dá para o Fat Witch Brownies, uma lojinha dentro do Chelsea Market que vende a versão tradicional de chocolate e algumas variações de salivar, sempre com nomes divertidos: Blondie Witch (cara de cookie), Snow Witch (chocolate branco), Breakfast Witch (aveia e granola), Caramel Witch, e por aí vai. Nas versões regular e baby. Eles tem aquela casquinha sequinha em cima, e uma cremosidade única na massa, principalmente o de caramelo, que tem uma camada quase líquida no meio. O sabor do chocolate é intenso sem ser doce ao extremo. Uma ótima pedida é ir lá acompanhado, assim cada um pede um sabor para provar, sem pesar tanto na balança.

FAT WITCH BROWNIES
75 Ninth Avenue (dentro do Chelsea Market)
888 41 WITCH


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tupperware



Existem lojas que antes de venderem produtos, vendem um conceito. Uma das que melhor faz isso é a THE CONTAINER STORE, que no caso, vende organização. E não importa qual parte da sua vida você está precisando botar ordem, lá você vai encontrar as ferramentas necessárias. Cabides, caixas, divisórias, etiquetas, sapateiras, potes. E os porta alguma coisa então, nem se fale! Tem para chave, tempero, documento, maquiagem, ferramentas, remédio, uma infinidade.
Eu que nem sou exemplo de organização, fico horas investigando a utilidade dos itens. E sempre adquiro alguma coisa que me faz evoluir nesse quesito. Como esse porta-maquiagem de acrílico ótimo para deixar tudo a vista na hora de se produzir.

A loja é separada por setores, itens para cozinha, armário, escritório, lavanderia, etc. Tudo muito bem organizado, claro.
THE CONTAINER STORE
725 Lexington Ave (esquina com 58th) - 212 366 4200
ou
629 Sixth Ave (esquina com 19th) - 212 366 4200

Jóias de Chocolate


Sempre que passava na frente dessa fachada na rua Broome no SOHO imaginava se tratar de uma loja de acessórios femininos com cara de antiguinhos, ainda com esse nome, Marie Belle. Até ler uma matéria falando do lugar, o que me encorajou a entrar e conhecer. E eu estava enganada. A suposta loja de acessórios femininos é na verdade uma das casas de chocolates mais charmosas de NY.
O ambiente, bem francês, uma delicadeza. Os chocolates são tratados como jóias. Prova que eu não estava tão enganada assim.

Os bombons têm desenhos impressos e sabores dos mais variados. Provei o de caramelo e de nougat, divinos. Os caramelos também são imperdíveis, desmancham na boca. As embalagens são marca registrada da chocolateria, sempre criativas e com ares retrô. Amei as barras de chocolates com desenhos de pin ups e aplicações de strass, um ótimo presente para as amigas.
Ao fundo da loja, um lindo salão de chá onde a especialidade é o chocolate quente. Com variedades na composição do chocolate, todas produzidas lá mesmo. No cardápio há opção de uma mini degustação com os especiais da casa. E quem gostou, pode comprar os chocolates em pó, a granel. Preço de iguaria. As quiches, croque monsieurs e madeleines têm umas caras ótimas.























Durante uma dia no Soho é um ótimo ponto de parada para um lanche no final da tarde.
MARIE BELLE
484, Broome St - Soho
212 925 6999

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VERÃO COM CARA DE PRIMAVERA


jardim do Riverside Park

Ar livre



Para aproveitar NY no verão um dos passeios mais gostosos é alugar uma bicicleta e pedalar pela ilha. Como o terreno é quase toda plano, mesmo quem que não têm muito folego, aguenta uma hora de pedalada se divertindo.


É fácil cruzar com os rapazes que alugam bicicletas na rua pelos quatro cantos de midtown, principamente nos arredores do Central Park. Eles cobram U$ 15 a hora. Nunca andei nas bikes deles, mas sempre alugo na Liberty Bicycles pois a turma lá é gentil e de confiança e o valor deles é U$ 6/hora. Uma bela diferença. Tenho vários roteiros para indicar. Só me pedir pelo email marianalot@hotmail.com, mas meus dois preferidos são:


- saindo de Midtown, pega a ciclovia da margem West do Rio Hudson, sentido downtown e desce até o Battery Park, margeando o rio até o extremo sul da ilha. Pra voltar, tem 3 opções: dar meia volta e subir pela mesma margem, pegar o metro com a bike (é um trampo, mas pra quem cansou!) e voltar pela margem east, passando por baixo das pontes do Brooklin, e Manhattan e entrando na rua 42th já que a ciclovia não continua dali pra cima. Vistas imperdíveis: Chelsea Piers, Empire State (de longe), Pier da R. Cristopher (na altura do Village), Hudson Park, New Jersey, Estatua da Liberdade e Battery Park e Piers de Downtown.


- saindo de Midtown, entra no Central Park e segue sentido norte pela East Drive. Entra na Terrace Drive (só pra ver o lago central) e volta para a mesma rua. Sobe até a ponta do parque e começa a descer pelo lado west e pega a saída da rua 100th. Siga rua 100, sentido oeste, até chegar na margem do rio. Entre no Riverside Park, seguindo as floreiras centrais. Na primeira chance de entrar a direita, entre que vc vai cair na beira do rio, numa ciclovia linda. Siga por ela até a rua 55th. Aí é só entrar a esquerda que já está no miolo de midtown. Esse passeio dá para extender até a rua 116th West e chegar até a Columbia University e o Morning Side Park. Vistas imperdíveis: todo o Central Park, Lago Central, Jackie Onassis Reservoir, as costas do Met, a fachada do Guggemheim, as piscinas publicas do central Park, o Harlem Meer lake, o riverside Park, toda a extensão do Rio Hudson nos piers.


Importante: Os finais de semana são sempre mais tranquilos pelas ruas da cidade e mais cheios nos parques e ciclovias. Durante o passeio, tome cuidado ao mudar de pista pois sempre tem um ciclista voador atrás de você. Pedale sem pressa, para poder admirar as belas paisagens e prédios da cidade. Bom passeio!


LIBERTY BICYCLES
846 9th avenue (entre a 55th e 56th)
212 757 2418

A mais amada das livrarias


A Strand é, sem dúvida, a mais querida livraria entre 9 a cada 10 novaiorquinos. Eu certamente estou entre os nove. Não é a mais bonita, não tem um belo café e muito menos o charme de uma antiga livraria. O que faz dela tão especial é sem dúvida, a combinação de um ótimo acervo e as incríveis barganhas tornando-se impossível sair de lá sem a famosa sacola amarela repleta de achados.

Nas famosas prateleiras externas com livros a U$1 é possível encontrar clássicos da literatura infantil, catálogos de famosos fotógrafos, e para a minha alegria, muitos livros de cozinha. A Strand vende livros raros, usados e novos, sempre com preços abaixo da tabela. Pelos 3 andares do prédio estão as 18 milhas de livros (aprox. 28,8 km) distribuídos em sessões super aprofundadas e cuidadosamente organizadas. Para quem ama as publicações da Taschen, vá direto ao mezanino entre o primeiro e segundo andar, onde é possível encontrar os livros da editora com até 70% de desconto. Uma festa para quem está acostumado a pagar fortuna por essas belas obras.
Passada de geração em geração na família Bass, a livraria está completando 80 anos. E faz de tudo para manter o espírito de empresa familiar. O atendimento amigo e super especializado, as notinhas que os vendedores deixam em alguns livros contando porquê indicam aquela obra e a possibilidade de solicitar um livro específico para a Strand localizar para você são apenas alguns dos cuidados que eles tem com os clientes. Fora que lá, graças a fiel clientela, os livros giram que é uma beleza, assim, toda vez que você volta, a loja tá cheia de novidades.
Em comemoração aos 80 anos a livraria preparou junto com os clientes uma lista dos 80 melhores livros de todos os tempos. Se você não pode ir até eles, clique aqui para conferir.
Para quem ama livros, dá pra passar a tarde se divertindo. Melhor ainda se estiver chovendo para combinar com o ar noir da livraria.
Além do histórico prédio na esquina da Broadway com a 12th street a Strand tem uma segunda loja que eles chamam de anexo, em downtown e bancas de livros na esquina do Central Park com a quinta avenida.

STRAND BOOKS
828 Broadway (esquina com a 12th street)
212 473 1452

O mundo do papel encantado


Sou muito fã da Kate’s Paperie com seus belos cartões, convites e caixas para presentes, mas assim que entrei na PAPER PRESENTATION meu coração balançou. Essa loja é vai afundo no quesito oferecer variedade de papéis e suprimentos para convites, scrapbook e itens de papelaria.
Extensos corredores com papéis para todas as finalidades e das mais variadas cores e texturas que podem ser comprados a granel ou por unidade. Como a loja produz convites e papelaria sob encomenda é possível comprar o papel e mandar imprimir ali mesmo. Na seção de papelaria, agendas, cadernos, bloquinhos para todos os gostos, adesivos de parede e a linha completa da Vera Bradley com suas estampas super alegres, ótimas para presente.
Mas são os amantes de scrapbook que não podem deixar essa loja fora do roteiro. Além do mezanino que é ocupado por uma oficina de scrap. Uma grande parte da loja é dedicada aos materiais usados para confeccionar os álbuns. Dá para passear entre os expositores de páginas estampadas e outras acabadas com veludo, cetim e brilhos com esses da foto. As opções de stickers são divididas por temas o que facilita bastante a busca. Fora os apetrechos:texturizadores de papel, tesouras, carimbos e fitas adesivas. Até para os menos inventivos é um banho de criatividade.


PAPER PRESENTATION
23 West 18th Street
212 463 7035

PHILIP WILLIAMS POSTERS





Fuja da cafonice dos pôsteres vendidos nas lojas de souvenir e camelos do Central Park! Para quem gosta (de verdade) de pôsteres ou ama design gráfico a PHILIP WILLIAMS POSTERS é o melhor destino. Da década de 20 até agora, de art nouveau a folk art, passando por psicodelismo, pop art, modernismo e pelos quadro cantos do mundo, não falta nada nessa despretensiosa mistura de loja e galeria.

Além da farta exposição das obras, muitas originais e todas cuidadosamente impressas, a simpática atendente me avisa que é possível ter acesso a um acervo muito maior pelo computador. É só dizer o que você procura que eles preparam uma seleção que é enviada por email. Os preços começam em U$ 15 e vão até o céu.
PHILIP WILLIAMS POSTERS
122 Chambers Street
212 513 0313

Uma livraria de olhos puxados


Apesar do nome quase impronunciável, essa livraria japonesa é um achado para quem aprecia cultura oriental. O espaço amplo e super moderno, abriga livros e revistas escritos em japonês e inglês nas mais diversas áreas de interesse. Entre os infantís, os livros de origami (dobradura japonesa) e os mangás para crianças enchem os olhos com sua explosão de cores.


Na seção de decoração e jardim, bíblias sobre estética oriental, livros de ikebana, muitos de pássaros e plantas originárias da Ásia e table books da inventiva arquitetura contemporânea japonesa. A livraria fica no fashion district, então não poderiam faltar recheadas prateleiras de livros de alta costura, revistas do mundo todo e livros sobre tecidos, estampas e referências como as da foto acima.


No segundo andar, um mar de mangás para os aficcionados e um café todo modernoso com uma bela vista para o Bryant Park e a Biblioteca Pública. Ao fundo da loja, um departamento só de design com livros sobre projetos gráficos, logos, tipologia e embalagens malucas - assunto alías, que os japas dão um show.


O subsolo é o mundo maravilhoso do cacareco japonês (eu amo!). Eles chamam de stationery, traduzindo para suprimentos de escritório, mas eu juro! é muito mais divertido que isso. Milhares de stickers, grampeadores, borrachas coloridas, estojos, papéis, cadernos e pastas de todos os formatos, papéis de carta perfumados, albuns de foto, elásticos, carimbos. Dá vontade de voltar pra quinta série!


BOOKS KINOKUNIYA
1073 Avenue of the Americas (é a sexta avenida, fica em frente ao Bryant Park)
212-869-1700

Paraíso Gourmet na Grand Central





Fora a exuberância da construção, o Grand Central Terminal é cheio de segredos que valem a pena explorar. O Grand Central Market fica na entrada pela rua Vanderbilt ou em um dos corredores que dão no grande hall (tem sinalização). O mercado é tudo de bom. Tem verduras orgânicas fresquinhas, peixes e frutos do mar recém chegados (de trem) da costa, queijos, charcrutaria, açougue, rotisserie, loja de especiarías do mundo todo.


A idéia de um mercado dentro da estação foi pensada para facilitar a vida dos que moram nas redondezas da cidade e tomam o trem para ir e vir. Assim, quando alguém precisa passar no supermercado no caminho de casa, esse mercado já está no caminho. E como as cidades em volta de NY são um luxo só, o mercado é super alto nível. Não é muito grande, mas super charmoso. Passando pela Grand Central, é só perguntar para qualquer guardinha que eles dão a indicação.


GRAND CENTRAL MARKET - (dentro da Grand Central Station)
87E 42th Street
212 340 2345