terça-feira, 23 de março de 2010

CASTANHA

Esse post é dedicado a minha mãe, a pessoa mais apaixonada por pecan pie que eu conheço. E que da penúltima vez que esteve aqui se deliciou tanto com uma que saiu do restaurante com um pedaço extra. E a melhor parte, o famigerado pedaço não durou muitos quarteirões na nossa volta a pé para casa.
O restaurante responsável por tamanha voracidade foi o Café Lalo, mais conhecido pela famosa cena do filme Mensagem para Você, onde a Meg Ryan está esperando o seu blind date num café e o suposto rapaz vem a ser seu principal concorrente profissional, interpretado por Tom Hanks. O café Lalo é um marco do Upper West Side, meio art nouveau com musicas francesinhas rolando do shuffle e mesas estreitas onde todo mundo se deleita com as sobremesas e cafés. Os sanduíches são bem gostosos também, dá para almoçar numa boa. Mas o ponto alto são as sobremesas. Tem cheese cake de todos os sabores, meu favorito é o de morango, bem cor de rosa e com uns pedaços da fruta no meio. A massa é aquela de bolacha amanteigada, na medida perfeita para balancear o recheio.
 a fachada do Café Lalo no Upper West Side
Mas a gente começou pela Pecan Pie e é por ela que a gente vai terminar. Quando bem feita, ela pode ser uma das sobremesas mais aconchegantes do universo, principalmente quando ela foi assada até formar aquele purê caramelado de açúcar mascavo no centro. Quase uma geléia, mas muito mais suave e não tão doce, que misturada com a pecan acentua o sabor rico da castanha. Lembro que a primeira Pecan Pie que comi foi na Brunella, uma versão com muita castanha e pouco caramelo, muito boa. Foi com a minha tia Betinha, que aliás toda vez que ia para São Paulo tinha que comer a versão mini, e também comprava extras para mais tarde. Eu era uma ótima companhia.
Para quem é fã de pecan pie, a do Café Lalo é realmente incrível, a receita mais tradicional que eu já provei. Uma outra inesquecível é a que dividi com a minha sogrinha no Peter Luger, o lendário restaurante de steaks do Brooklin, mas a gente não teve cara de pau de sair com uma fatia do restaurante, principalmente depois de tanta proteína e batata frita.
Mas sabe que depois desse relato eu to achando que pecan pie é receita de mulher. Ou será que isso é um problema da minha familia?

A cena muito fofa do filme eu achei nesse link . Da época que a Meg Ryan era sweetheart e ainda mexia os músculos da face. Tom Hanks ótimo, como sempre.

Café Lalo
201W 83rd street (entre Amsterdam Ave e Broadway)
212 496 6031

Peter Luger
178 Broadway (é no brooklin, é outra broadway)
718 387 7400

2 comentários:

  1. Ler este texto às 13:37, sem ter almoçado me deu vontade de me teletransportar para o Lalo. Como estou em Sao paulo, o jeito é sair correndo para a Brunella.
    Adorei o texto...
    Meu sogro disse uma vez ao meu marido... Quando for escolher uma mulher, leve-a para jantar... se ela não comer nada, não apreciar os pratos, é porque ela não gosta da vida, ou melhor não serve para você!
    Adoro as nuts, as tortas com nuts, com chocolate, logo estou casada com ele, hahaha...
    Mulheres e tortas tem tudo a ver!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lala, deve ser isso mesmo... eu sou ótima para casar então! ahaha... bjo! Mari

    ResponderExcluir