sexta-feira, 5 de março de 2010

Na Esquina

Uma das coisas mais gostosas de morar numa cidade onde tudo podo ser feito a pé, é, por alguns momentos, ter a sensação que o tempo passa mas a vida se repete em suas formas mais singelas. Me refiro aos dias que passava na casa da minha avó Beth em Lençóis Paulista. Junto com meus primos, eu fazia muita coisa a pé, ía visitar as tias, ia no bar São Paulo, no supermercado Coração de Jesus, tudo alí na esquina. Mas é claro que o tempo passa e Lençóis Pta. cresceu bastante desde então. Imagino que agora todo mundo usa carro por lá. Enquanto eu, morando numa das cidades mais agitadas do planeta tenho que pegar meu carrinho de feira, aliás, um bem parecido com o que a minha avó tinha, e vou, a pé, fazer as compras de supermercado. É um dos meus maiores prazeres morando aqui. E gosto de ir sem pressa, passear com o carrinho, curtir as novidades do mercado, ler as embalagens, pedir frios no balcão, comprar legumes fresquinhos.

Mas falando do que interessa, NY é recheada de bons supermercados, e para os que curtem uma compra de mês, como eu, preparei uma lista caprichada.

- Fairway (2127 Broadway, esquina c/ 74th street) - tem cara de quitanda e é apertadinho, do tipo que você pede licença para passar a cada 5 segundos, mas é o melhor lugar para comprar legumes e frutas, além dos frios mais bem fatiados de Manhattan. A variedade de itens como cafés (foto), queijos e temperos é impressionante.
setor de queijos no Fairway
- Zabars (2245 Broadway, esquina com 80th street) - é um supermercado bem gourmet, com uma das melhores padarias e rotisseries da cidade, tudo é feito alí mesmo. Apertadinho como o Fairway, mas as coisas são tão gostosas que não dá para reclamar. O segundo andar é só de utensílios de cozinha, vale a pena subir.
fachada do Zabar's - foto NYTimes

- Whole Foods (várias endereços, clique aqui) - É a rede de supermercados orgânicos que está se espalhando por todos EUA. Amo comprar carnes, peixes e laticínios pois é tudo sem hormônio e super fresco. O buffet de saladas e pratos quentes é a melhor versão americana para o nossa comida a kilo e é uma ótima solução para aqueles dias que vc quer comer na rua, sem gastar muito e comer algo com cara de feito em casa.
buffet de saladas, no Whole Foods
- Chelsea Market (75 9th avenue)- já falei de várias coisas que tem nesse mercado, acho que a peixaria é a melhor que eu já fui até agora, inclusive nos quesitos preço, frescor e variedade. Tb sou super fã do empório italiano Buon Italia, que já falei aqui no blog também.
Lagostas do Lobster Place, a peixaria do Chelsea Market
- Grand Central Market (15 Vanderbilt Avenue esquina c/ 42th street) É super gourmet e variado mas os preços são mais altos, afinal de contas, estar numa das estações de trem mais charmosas do mundo tem seu valor.
vista geral do Grand Central Market

Nenhum comentário:

Postar um comentário