segunda-feira, 1 de março de 2010

A Burrata

O Bar Pitti é um restaurante pra lá de especial para os novaiorquinos. Cada um tem sua razão para gostar do simplório e descolado restaurante italiano no West Village. A minha razão tem um nome: Burrata. Porque foi lá que eu provei, pela primeira e muitas outras vezes essa iguaria cremosissima feita a base de leite de búfala.
Do italiano burro (manteiga), a Burrata está para o leite de búfala assim como a nata está para o leite de vaca. Original da região de Puglia na Itália, onde é vendida até hoje da mesma maneira que foi criada, nos anos 20, ou seja, embrulhada em folhas verdes e mergulhada no próprio soro. A folha foi a maneira que os produtores encontraram para medir o frescor da burrata na hora da compra e consumo. Folhas verdes, burrata fresca. Folhas escuras, já era. De cara é bem parecida com a mussarela de búfala, mas a primeira garfada revela um interior cremoso que se desmonta de tanta leveza. É tão pura que um dedo de sal é suficiente para complementar o sabor. Rúcula, tomate cereja e um fio de azeite no prato e ela vira um almoço perfeito.
Além do Bar Pitti, onde tem que chegar cedo para garantir a sua, o empório Buon Italia, no Chelsea Market vende a burrata fresquinha que chega às segundas e quintas vindas diretamente do pais da bota. Deleite.
piscina de burratas à venda no Buon Itália
Bar Pitti
268 6th avenue - 212 982 3300
Buon Italia
75 9th avenue - 212 633 9090

Nenhum comentário:

Postar um comentário