sexta-feira, 19 de março de 2010

Eating by the card - MAREA






Desde sua inauguração, eu venho lendo críticas ótimas do Marea, o restaurante italiano especializado em frutos do mar do chef Mark White. Vieram estrelas de todos os lados, NY Times, Eater, NY Magazine e até o Michellin corou com uma estrela esse novato no disputado meio gastronômico novaiorquino.O mês passado eu tive a chance de ir jantar lá com amigos dos meus sogros muito queridos. Adorei o ambiente claro, limpo e sofisticado. Fica na frente do Central Park, mas o ambiente te acolhe tão bem que nem olhamos pela janela que estava logo atrás da nossa mesa. Serviço super atencioso. Cardápio que dá vontade de pedir um de cada. Pelo menos estávamos em quatro, então a degustação comunitária rolou sem grandes problemas. E assim começamos pelas entradas cruas de peixe, pequenas esculturas de snapper, peixe agulha e vieiras, suaves e tenras, levemente temperadas com laranja, folhas e azeites.

pratos crudos, fotos de Eater.com
Vieram os pratos: Fusilli com polvo, ravióli de lagosta, rigattoni com ragú de lula e camarão e gramigna (quase um espaguete) com abobrinhas e mariscos. Hum, hum, huuuumm... o fusilli levemente apimentado e moldado como as pernas (?) do polvo e o polvo com uma crosta inesperadamente crocante. O ravióli com molho de manteiga e ovas de salmão entre os travesseiros de lagosta úmida e macia. O gramigna veio com um suculento molho de abobrinhas e mariscos de se lambuzar, e pedir pão para chuchar no caldinho final. O rigatonni achei muito bom, mas realmente não vale a descrição. Os outros três se sobressaíram sim. Ah, e tudo isso com vinho branco escolhido a dedo pelo anfitrião da noite. 

fusilli com polvo, fotos de Eater.com
Aquela altura, eu já não precisava de mais nada. Estava feliz e satisfeita. Até que surge aquela conversa besta de sobremesa, mesmo todos estando plenamente cheios. Mas a verdade é que num restaurante como esse você não tem nada a perder. O garçom trouxe o cardápio e saiu com dois pedidos para a cozinha. Gianduia, que se aproximaria de uma torta mousse de chocolate e avelãs servida com sorvete de flor di latte (nata) e a panacotta de baunilha com creme de limão e sorvete de blueberry. Confesso que a comida tava fantástica, mas eu voltaria no restaurante pela sobremesa também. Sem vergonha. Essa Gianduia é de brigar pela última garfada. 

as sobremesas, fotos de Eater.com


Só faltava olhar para o lado e dar de cara com Bono Vox para deixar a noite mais inesquecível. E não é que ele estava lá!
Na saída, bolinhos de banana com crumble de caramelo para o café da manhã, tática inteligente do chef que quer sem lembrado no dia seguinte. Que no caso desse não seria necessário, eu ia me lembrar de qualquer jeito. 


Marea
240 Central Park South
212582 5100

2 comentários:

  1. Caramba! Fico feliz que você não perdeu o fôlego e continua escrevendo.
    bjao saudoso
    pri

    ResponderExcluir
  2. Pri,
    Super me empolguei com a escrita, quanto mais eu faço mais as idéias de mais posts vem! Você que me deu empurrão no começo. Legal você passar por aqui.
    beijos!!!
    Mari

    ResponderExcluir