quarta-feira, 26 de maio de 2010

A pé

Estamos na Broome, uma famosas das ruas do Soho, o bairro novaiorquino de artistas e descolados. Nosso guia conta como o bairro se desenvolveu a partir do final da década de 80 quando galerias e estilistas resolveram montar seus espaços por conta do baixo preço do metro quadrado. A região, que era das mais violentas da cidade, hoje abriga restaurantes, hotéis e boutiques badaladas. O valor do metro quadrado quintuplico, mas as ruas de paralelepípedo e as construções com ares industriais não ofuscaram  o charme do lugar por onde circulam modernetes de todos os tipos.
Corredor do chelsea Market, parada obrigatória dos gourmands

Nossa próxima parada é a Marie Belle, uma loja de chocolates que tem mais ares de joalheria francesa do que de casa de doces. Uma das atendentes já reconhece nosso guia e nos leva ao fundo da loja, um salão cheio de espelhos rococós, lustres de cristais e cadeiras antigas. Ela conta a história do lugar e fala das especialidades da casa, o chocolate quente e os chocolates desenhados. Enquanto isso, uma garçonete nos serve um liquido espesso e cremoso em xícaras estilo provençal.  A conversa segue em tom de bate papo enquanto me deleito com o chocolate quente feito com uma combinação de cacaus que eles mantêm a quatro chaves. Já estou me familiarizando com os termos do universo chocólatra, afinal de contas essa já é nossa terceira parada durante o New Cousine Chocolate Tour, um dos tours gastronômicos pelas chocolateiras de Nova York que a empresa Sweet Walks oferece em Manhattan.
degustação de trufas da Vosges Chocolates, no Soho
Os passeios são todos a pé, com uma duração média de 2 horas. Nada cansativo, já que na maior parte do tempo estamos dentro das lojas aprendendo, vendo a produção e degustando os chocolates. Durante a caminhada, Bart, um entusiasta sobre comida que guia o passeio, fala sobre as etapas básicas de produção do chocolate e faz paradas em prédios históricos que estão na nossa passagem. Ele conta que a empresa começou há três anos com apenas um tour, o Luxury Tour, que acontece na região da quinta avenida (em Midtown) e visita as casas de chocolates mais tradicionais, acabou de abrir o terceiro roteiro. O que estamos fazendo inclui as chocolaterias do West Village e Soho, e que trabalham o chocolate numa abordagem mais moderna, todas especialíssimas no ramo. O tour de US$ 70 incluí degustação em todas as paradas e um desconto especial para compras adicionais.
Conhecer uma metrópole pelos seus hábitos alimentares é uma maneira diferente de entender com mais profundidade a cultura local. E por essa razão os tours gastronômicos têm sido tão procurados em NY, a cidade que mais mistura culturas em todo planeta. Outras opções interessantes são os passeios da empresa Food of New York Tours. Divididos por bairros, eles visitam pontos gastronômicos históricos de cada uma das regiões. 
visita guiada a um dos mercados típicos de Chinatown

Entre as  opções estão:  Chinatown e gastronomia asiática, onde a degustação vai de sushi a pato a Pequim,  Segredos do Greenwich Village, que passeia pelos tradicionais mercados e restaurantes italianos que fazem da cultura gastronômica do charmoso bairro um universo particular(inclui degustação de queijos, pães, embutidos, sorvetes, biscoitos  e pizza) e o tour pelo Chelsea Market e arredores do Meatpacking District. O foco deste último tour é o mercado de comidas recém inaugurado, mas que já reúne clássicos da gastronomia local, como a famosa padaria Amy’s Bread, onde uma vitrine possibilita a visualização de todo o processo de panificação aos visitantes.

Para os que gostam de ir afundo em assuntos específicos como vinhos , por exemplo, a City Winery, uma vinícola que usa uvas locais e produz seu vinho num galpão nas redondezas do West Villlage, oferece tours explicativos sobre a produção. Uma das curiosidades da casa é que os clientes têm a opção de entrar para o clube do vinho, onde ele adquire um dos barris da casa e tem a chance de produzir seu próprio vinho durante as aulas oferecidas no mesmo espaço. O Murray’s Cheese, a mais tradicional casa de queijos nova-iorquina também oferece visitas a sua área de produção, sempre acompanhada de especialistas que dão uma aula profunda de tudo que é produzido por ali.
Mas se você não é muito adepto a caminhadas e não quer perder a chance de fazer uma passeio gastronômico, o Scott Pizza Tours oferece um tour de ônibus com paradas nas pizzarias mais históricas da big Apple, começando por Manhattan e seguindo por bairros como o Queens e o Brooklin, dando ao visitante uma extensão do tradicional roteiro turístico. Toda parada, uma rodada de pizza e a discussão sempre girando em torno das curiosidades e fatos que torna de cada uma das fatias tão distintas. No final, um veredicto, gosto não se discute, cada um elege sua fatia predileta.
A pizza do Grimaldi's, uma das paradas do Scott Pizza Tours

 Os preços dos tours variam de U$ 20, no caso do Murray’s Cheese, até U$ 90. Um custo bem razoável para está afim de programa inusitado e divertido, sem contar que as degustações são bastante satisfatórias, como anuncia um dos sites: a degustação servida durante o passeio torna o almoço desnecessário para a maioria das pessoas. É aproveitar o passeio de barriga cheia.

2 comentários:

  1. achei muito interessante essess passeios!!!!eh uma maneira diferente e especifica de conhecer NYC.

    ResponderExcluir
  2. é legal mesmo Adalgisa, conhecer NY de um jeito diferente! indico super. bjo!

    ResponderExcluir