quinta-feira, 15 de abril de 2010

Local, em qualquer canto do país

É bem comum por essas bandas, você chegar no supermercado e dar de cara com 2 pilhas de tomate da mesma variedade, uma produzida em Boston e a outra no México. O motivo disso é passar para as mãos do consumidor a opção de adquirir produtos locais ou aqueles produzidos em áreas distantes e que, por conta do transporte, geram mais poluição e aumentam sua responsabilidade diante as questões globais. Parece pesado isso. Mas a verdade é que, convivendo dentro dessa realidade a gente aprende a levar essas coisas a sério, não a ponto de ficar eco-xarope, mas só porque entende que entre dois tomates igualmente maduros e suculentos, existem algumas diferenças, sim.

Falei tudo isso para os que ainda não são familiarizados com esse conceito de consumo local. Além da questão que expliquei acima, o consumo local gera renda para a sua comunidade, dando maiores oportunidades de crescimento aos pequenos produtores. A casa de geléias da dona Maria vai dar muito mais certo se você comprar a geléia fresca que ela produz invés do pote de geléia Cica industrializada. E ainda você não ajudou uma grande industria a poluir mais um pouquinho o meio ambiente. Tá bom, parei. Você já capitou o conceito. 

O objetivo do post é contar de um site que eu estou in love, Foodzie.com . É a versão internética da feira de rua. Tudo feito artesanalmente, só por pequenos produtores e você compra pelo mapa, sabendo quais são os produtores mais próximos da sua casa. A maioria das mercadorias tem cara de geléia da Dona Maria, feita em pouca escala, em fazendas, mas super gourmet. Eles entregam em qualquer canto dos EUA, direto do produtor para diminuir todo os efeitos de transporte que eu falei. Vai para a lista das idéias que eu adoraria ter tido!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário