terça-feira, 20 de abril de 2010

BOLOTA

Frikadelle para os alemães, Polpetini para os italianos, kottbullar para os suecos, albondigas para espanhóis, e até bakso para os indonésios. A verdade é que cada nação tem um vocábulo para as brasileiras almôndegas. Não importa de que parte do mundo você venha, certamente você já provou uma bolota de carne moída cozida na vida. Existe comida mais preguiçosa que espaguete com almôndega? Claro que existe, purê de batata com almôndega! Não que eu esteja desmerecendo as gorduchinhas, muito pelo contrário, têm dias que a gente quer mesmo é comer muita almôndega, por favor!

Para esses dias, existe um restaurante aqui em NY especializado nas americanas meatballs, o The Meatball Shop. Tive a chance de conhecer no final de semana e adorei a proposta. Lugar lotado, simples e charmosinho no Lower East Side. O serviço é assim, a garçonete dá um cardápio e uma caneta. Você faz a lição de casa anotando no próprio cardápio o que vai querer. Etapa 1, o sabor das almôndega: carne, porco, frango, salmão, vegetariano e especial do dia. Etapa 2, o molho: tomates, bolognesa, creme de parmesão, de cogumelos e especial do dia. Etapa 3, o formato: no pão grande (aqui eles comem dentro do sanduíche), no mini pão de hamburguer (sliders), no prato em cima de um acompanhamento ou no prato ao lado dos acompanhamentos. Etapa 4, os acompanhamentos: spaguetti, polenta, purê de batata, saladas, legumes assados e por aí vai. Imaginou as possibilidades de variações? Escrever no cardápio ajuda a clarear as idéias.
Tentamos pedir combinações totalmente diferentes para provar o maior número de sabores. Em todos as meatballs vieram macias, deliciosamente temperadas e com bastante molho. Nunca me imaginei pedindo bis de almôndega de frango, mas a versão mini hamburger com molho de parmesão se mostrou matadora. Os pratos são super fartos e para brindar, uma jarra de cerveja gelada. A conta é daquelas que você paga dando risada e te faz imaginar que dia esse desejo por almôndegas vai cruzar novamente o seu destino.

The Meatball Shop
84 Stanton St
212 982 8895

Nenhum comentário:

Postar um comentário