segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A melhor fatia da Big Apple

O cheesecake é a sombremesa mais icônica de NY. Quem anda pela cidade uma hora ou outra se depara com uma, ou algumas placas onde se lê "the best NY style cheesecake".Os lugares podem ser os mais variados, Lindsys, Cheesecake Factory, Junior's e outros por aí. Mas o que diferencia o NY Style Cheesecake dos outros estilos da mesma torta é a mais simples das regras: nada de coberturas ou sabores. Frutas, geléias, castanhas estão banidas da versão novaiorquina da famosa sobremesa. Caso contrário, ela não pode se chamar NY Style Cheesecake e sim, cheesecake de morango, de goiaba, de amendoas, de chocolate ou qualquer outro sabor que lhe venha a cabeça.


A receita novaiorquina é rustica, simples e perfeitamente saborosa a ponto de tornar desnecessária a presença de um terceiro ingrediente que tente roubar o equilibrio do creme a base de cream cheese, ovos, açucar, creme de leite e baunilha. A consistencia é densa, leve, cremosa e rica ao mesmo tempo. Coisa difícil de se imaginar e totalmente inesquecível depois que seu paladar descobre essa combinação de sensações.
No final do ano passado, um dos blogs de gastronomia mais repeitados por aqui, o Serious Eats, fez um teste cego para eleger a melhor NY Style Cheesecake. A vencedora foi uma pequena padaria no Upper East Side, chamada Two Little Red Hens.
Esse final de semana eu fui lá conferir e indico muito, principalmente se você já é fã da torta.


os dois pequenos galos vermelhos, símbolo da padaria
Two Little Red Hens
1652 2nd avenue (entre a 85th e 86th)
212 4520475

Um comentário: